Cartas do lago de Como

Romano Guardini

R$56,00

Simulação de frete

Sobre o livro

Sobre o que é este livro? Num discurso voltado a acadêmicos, o papa Francisco utilizou-o para distinguir entre um modo positivo e outro nocivo de fazer ciência. Mies van der Rohe — um dos expoentes da arquitetura modernista — o tinha como um dos livros que mais o influenciaram. Hoje, não é possível ler estas cartas e não pensar na questão ambiental. Parece que difícil mesmo é responder sobre o que este livro não é.

Os problemas que Romano Guardini levanta nestas cartas estão no centro de uma trama em que inúmeros assuntos se cruzam. No fim das contas, trata-se de uma meditação sobre a cultura — e, portanto, de um livro que dialoga com campos como a ciência, a arte, a espiritualidade, a filosofia, a política e a ecologia. De fato, redigido nos anos 1920, é um dos primeiros textos a refletir criticamente a respeito do impacto humano sobre o meio ambiente.

Numa escrita pungente e até mesmo poética, carta após carta, como quem abre o coração a um amigo, Guardini nos oferece chaves de interpretação preciosas, que permanecem válidas e luminosas mais de cem anos depois. Por isso, é um texto que merece ser resgatado, nesta que é a sua primeira tradução para a língua portuguesa.

Informações adicionais
Título: Cartas do lago de Como
Encadernação: brochura
Dimensões: 12,5 x 18 x 1 cm
Páginas: 176
Peso: 180g
ISBN: 978-6583792013

1ª edição: 2025

Editor responsável: Felipe Sérgio Koller
Prefácio: Marina Silva
Introdução: Gabriel Marquim
Tradução: Elisa Marder
Preparação de texto: Angélica Favretto Brignol
Projeto gráfico: Bruna Faccin
Capa: Luana do Valle
Ilustração de capa: Romolo Picoli Ronchetti

ROMANO GUARDII

Romano Guardini(1885-1968) é amplamente considerado um dos maiores nomes do pensamento cristão do século XX. Autor de uma obra tão original quanto interdisciplinar e tão penetrante quanto atual, o impacto de Guardini foi decisivo nos movimentos que precederam o Concílio Vaticano II (1962-1965) e nos próprios documentos conciliares.